Atendimento

Notícias

Vacinação contra HPV

Existem duas vacinas contra o HPV, a vacina contra os HPVs 6, 11, 16 e 18, mais conhecida como quadrivalente, protege contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, evitando o câncer cervical (colo do útero), vaginal, câncer vulvar e câncer anal, além da verruga genital. Ela foi adotada no Brasil pelo Ministério da Saúde desde março de 2014 para proteger mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26 anos.

Há também a vacina bivalente que protege contra os HPVs 16 e 18. Ela é aprovada no Brasil para mulheres a partir de 9 anos.

A vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.

A duração da imunidade conferida pela vacina ainda não foi determinada, principalmente pelo pouco tempo em que é comercializada no mundo, desde 2006. Até o momento, só se tem convicção de cinco anos de proteção. Na verdade, embora se trate da mais importante novidade surgida na prevenção à infecção pelo HPV, ainda é preciso delimitar qual é o seu alcance sobre a incidência e a mortalidade do câncer de colo do útero.

A vacina contra HPV não substitui a realização regular do exame de citologia, Papanicolau (preventivo).

Previna-se agora mesmo e agende sua avaliação com um dos nossos oncologistas! http://bit.ly/2aM5Y7h

Siga-nos

No instagram